Para gerenciar o seu negócio de maneira sustentável você não pode se basear somente no feeling, mas sim, aprender a acompanhar indicadores chaves ou KPI (Key Performance Indicators).

Esses indicadores estarão contigo até o último dia, mas conforme o seu negócio cresce, o número de indicadores a serem acompanhados cresce junto.

E para te ajudar a entender esses indicadores dividi as fases do negócio em três e seus respectivos KPIs a serem acompanhados:

 

  • Pré-Product Market Fit: Quando você tem apenas a ideia e precisava valida-la.
    Mensure os feedbacks qualitativos com pesquisas e awareness.

 

  • Product Market Fit: Nessa fase você vai validar o seu serviço ou produto. Para saber se o negócio atingiu o PMF, acompanhe o MRR, renewals, churn e satisfação do cliente.

 

  • Expansão: LTV, CAC, AOV e # de novos clientes vão te ajudar a tomar decisões no momento da ampliação do seu negócio.

 

Aplicando e gerenciando esses 10 KPIs, você será capaz de crescer de forma sustentável, inteligente e acelerada.

 

Fonte: Tallis Gomes