Antes de começar a colocar um plano de um modelo de negócio em ação, é preciso entender o mercado em que você vai atuar, e entender se existe demanda pelo seu produto ou serviço, por parte de seu público-alvo.
Para isso, após criar a persona ideal para seu produto é preciso conduzir uma Primary Market Research. Nessa pesquisa você vai aprofundar seu conhecimento sobre a percepção de seu público a partir do problema que você identificou.
Neste primeiro momento duas modalidade de pesquisa irão te ajudar, são elas:
1. Pesquisa Exploratória: ocorre de maneira aberta a fim de definir um problema específico. É uma pesquisa detalhada mas não estruturada, lhe permite explorar as respostas do entrevistado. É feita com um pequeno grupo de respondentes que te ajudarão a definir essa problema específico;
2. Pesquisa Específica: é precisa e específica sobre um escopo já definido a partir da Pesquisa Exploratória. Costumam ser mais estruturadas e formais, e consequentemente mais objetivas.
Essas pesquisas podem ser realizadas por e-mail, telefone e pessoalmente. Onde normalmente as telefônicas se mostram mais eficientes, apresentando um retorno de cinco a seis entrevistas por hora.
Realizar uma Primary Market Research te ajuda a ter uma resposta sobre o que seu modelo de negócio pretende suprir. Além disso por meio de insights vindos diretamente do seu público-alvo você consegue entender se sua ideia tem potencial de encontrar seu Product Market Fit.
Fonte: Gestão 4.0