A chegada de novas tecnologias trazem infinitas possibilidades para quem compra e vende imóveis.

Uma realidade nos dias de hoje, alguns aspectos tecnológicos eram mera especulação há pouco mais de dez anos. Comprar produtos, pedir comida, chamar um táxi e até mesmo contar com serviços domésticos via smartphone são alguns dos exemplos mais básicos de como a presença da tecnologia transforma nossas vidas.

Estamos mais exigentes, pesquisamos mais e queremos um melhor atendimento ao realizar um negócio – principalmente em algo tão complexo como a compra de apartamentos. O foco na experiência do usuário (ou UX – User Experience) é uma tendência não só no mercado imobiliário, mas em quase todos os segmentos. A intenção com essa abordagem é fazer com que a jornada do consumidor seja uma experiência positiva do começo até o final da transação.

Hoje iremos abordar algumas das ferramentas que têm sido utilizadas com mais frequências por corretores experientes e em dia com as modernidades e facilidades do mercado em que atuam.

Assinatura digital para contratos

Negociar apartamentos à venda em São Paulo, por exemplo, é uma tarefa que exige bastante planejamento devido à extensão territorial da cidade. Para poupar o tempo em trânsito do corretor e das partes interessadas na transação, é possível colher assinaturas em ambiente digital com valor jurídico, eliminando também riscos relacionado a documentos físicos e idas ao cartório.

Sites e Aplicativos

Ferramenta interessante para todo corretor e também para quem busca vender ou comprar um apartamento, os sites de imóveis (e seus respectivos aplicativos) trazem diversas facilidades como pesquisa avançada e possibilidade de salvar imóveis favoritos.

Aos corretores, a opção de criar uma página pessoal dos próprios imóveis ofertados traz mais profissionalismo e credibilidade.

Código QR e NFC

Uma espécie de código de barras com link para outras mídias, o QR Code torna fácil o acesso a informações adicionais de um determinado empreendimento ao público que o visita. Basta ler o código com um smartphone para conectar-se a um hotsite ou página do imóvel.

O NFC é a versão mais moderna do QR Code pois em vez do já conhecido quadrado com imagem abstrata, é gerado uma “tag” colorida e em qualquer formato para obter o mesmo acesso.

Realidade virtual e simulação

Hoje é possível desenvolver ambientações 100% tridimensionais para apartamentos inteiramente vazios. Além disso, muitas empresas do ramo criam mais de uma opção para cada ambiente a fim de mostrar as diversas formas de uso de um quarto ou uma cozinha, por exemplo.

Caso tenha a intenção de dar uma experiência definitiva ao comprador, um tour virtual por cada canto do imóvel “decorado” pode ser visualizado em smartphones, computadores e até mesmo em óculos de realidade virtual.

Novas tendências de mercado

Hoje é uma das responsabilidades do corretor de imóveis oferecer um atendimento personalizado para cada um de seus clientes. Atualizar-se é imprescindível em um mercado conhecido pela grande concorrência e conhecer os novos hábitos de consumo do seu público é essencial para conquistá-lo.

Descubra e integre as novas tecnologias do setor imobiliário à sua “caixa de ferramentas” para melhorar sua forma de fazer negócios e aumentar o seu lucro. Além de eficientes, elas trazem uma série de facilidades para o seu dia a dia.