O mecanismo de busca do Google sofreu recentemente um update que veio para remover resultados de baixa qualidade, ou seja, se seu site não estiver de acordo com as novas regras do sistema, terão suas páginas omitidas das buscas.

Fui pego pelo Panda?

Via Google Analytics é muito simples detectar a queda de tráfego de seu site. O Google Panda pode ter retirado dos resultados as suas páginas que traziam tráfego mas que não ofereciam uma boa experiência para o usuário. Se sua busca por palavras que antes levavam ao seu site não exibem mais seus resultados é por que sua página não atende aos requisitos do novo sistema.

O que muda com esse novo sistema?

O Google Panda Update visa melhorar a experiência do usuário, levando em conta diversos fatores, entre eles:

  • Sites responsivos (site que se adapta a qualquer tela de dispositivos);
  • Quanto tempo o usuário passa dentro do site;
  • Quanto tempo ele gasta em uma página do site;
  • Se o usuário entra no site e volta à busca para achar outros resultados;
  • Se o site possui muitos anúncios;
  • Qualidade dos textos e informações do site;
  • Se o conteúdo tem bom relacionamento com a busca do usuário;
  • Se informa o usuário ou se somente vende alguma coisa;
  • Se o conteúdo é exclusivo ou se é copiado de terceiros;
  • Tempo de carregamento da página;

Esses fatores entre muitos outros são a causa das quedas nas suas vendas e conversões. Se sua página não ajuda e agrada o usuário ela também não será vista como relevante para o Google.

Outra dica importante: se seu site tem boas páginas e páginas ruins, cuidado, as páginas que têm baixa qualidade irão prejudicar as que tem bons conteúdos.

Como me preparar ou recuperar minhas posições?

Primeiro é necessário uma análise do seu site e dos resultados das buscas que trazem tráfego para ele. Se a qualidade da informação proposta nos títulos e textos das páginas são realmente de utilidade ao seu visitante e qual a relevância delas na busca do usuário.

Um exemplo dessa análise seria assim:

  • Curso de culinária online
  • Escola de culinária pela internet
  • Aprenda Culinária

Com este exemplo, as palavras chaves usadas tem a mesma intenção (aprender culinária), então não necessariamente precisamos ter uma página para cada termo, pois o objetivo da informação é mesmo.

Retire ou reavalie qualquer conteúdo que não seja de boa qualidade, não importa a quantidade informação, textos grandes ou pequenos, mas sim, se ele atende a necessidade do usuário que a encontrou na busca. Pense sempre na qualidade e não na quantidade de artigos.

Foco na experiência do usuário! Ele é o rei!

Toda essa mudança tem um objetivo, a melhor experiência do usuário. Não adianta ter um bom texto e este não for agradável à leitura, ter fotos pesadas e outros elementos que dificultem a leitura do usuário.

Alguns pontos estratégicos neste quesito:

  • Interação do usuário (botões, links, compartilhamento social, etc);
  • Tamanho e tipo das fontes do texto;
  • Formatação geral do conteúdo para que tenha um design de qualidade;
  • Vídeos, fotos, áudio, tudo isso enriquece essa experiência;
  • Links externos que oferecem mais informações e detalhes;
  • Conteúdo organizado com títulos, sub-títulos, chamadas, etc;
  • Atualizações constantes no conteúdo;
  • Uso de tags e hashtags
  • Boa qualidade SEO

E agora o que fazer?

E agora? Como tomar ou retomar o controle sobre essas novas características da busca e adequar as necessidades do seu site? Neste ponto você tem dois caminhos, fazer você mesmo todo o processo de análise e ajuste ou contratar um profissional. Uma análise é muito necessária antes de tomar a decisão correta, antes de pensar em investir, por exemplo, em publicidade paga no Google AdWords ou até mesmo no Facebook Ads. Essas ações irão levar tráfego de usuários ao seu site e com isso, se seu site estiver defasado com certeza ele terá altas taxas de rejeição e com isso ficará mais prejudicado.

Conclusão

Com tudo em mente, agora fica mais fácil de encontrar a melhor solução para seu negócio e fazer investimentos nesta ordem com mais qualidade. O mercado digital cresce a cada dia e cada vez mais a internet é o canal de consumo dos usuários. Compras, consumo de conteúdo digital, estudo, planejamento, enfim, os mercados digitais estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano e todos consumimos algo.